Trump espera que líderes europeus aprovem acordo sobre Groenlândia em Davos
Presidente dos EUA afirma ter esboço de entendimento com secretário-geral da Otan e cita cooperação no Ártico
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta tarde que espera que os líderes europeus aprovem o acordo preliminar elaborado por ele em conjunto com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, envolvendo a Groenlândia.
"Mark representa todos", afirmou Trump em entrevista à CNBC durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O presidente acrescentou que outros detalhes sobre o acordo ainda serão discutidos e divulgados. "Temos um conceito de acordo, vamos trabalhar com todo o Ártico, vamos cooperar em segurança e outras questões", explicou.
Questionado se o acordo inclui temas como minerais estratégicos e divisão territorial, Trump evitou dar detalhes, apenas reforçando que o entendimento "durará para sempre". O presidente ainda declarou que, caso haja conflito com a Europa, será na esfera comercial, e destacou: "A Otan nos paga muito dinheiro porque compra nossas armas".
Trump também lembrou que as tarifas e sanções para países com relações com o Irã permanecem em vigor, ameaçando novas medidas caso Teerã prossiga com atividades nucleares.
Sobre a Venezuela, Trump comentou que mantém uma boa relação com o país e que haverá divisão das receitas do petróleo. "Agora será um bom país novamente e vão ganhar mais dinheiro conosco do que teriam em 25 anos", destacou.