ECONOMIA INTERNACIONAL

Trump afirma ter apenas um nome para presidência do Fed

Ex-presidente dos EUA revela que lista de candidatos ao comando do Banco Central americano foi reduzida e volta a criticar Jerome Powell.

Publicado em 21/01/2026 às 18:23
O presidente Donald Trump Foto AP/Alex Brandon

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quarta-feira, 21, que reduziu a lista de candidatos para a presidência do Federal Reserve (Fed) a "apenas um nome", ressaltando, porém, que todos os concorrentes são qualificados.

Em entrevista à CNBC, Trump mencionou que o secretário do Tesouro, Scott Bessent, "só quer ficar onde está", enquanto destacou que Rick Rieder, candidato ao comando do Banco Central americano, "é muito impressionante".

"Queremos ter bom desempenho da economia, mas bons números assustam mercados no momento por medo de que o Fed eleve os juros", afirmou. Segundo Trump, o crescimento do PIB não representa atualmente uma fonte de pressão inflacionária.

Trump também voltou a criticar o atual presidente do Fed, Jerome Powell, enfatizando que ele deve deixar o cargo ao final do mandato. "Ele fez péssimo trabalho lá e sua vida não será feliz se ficar", comentou. "Powell é incompetente ou está quebrado", acrescentou, frisando que teria promovido uma reforma melhor no Fed e gastado menos do que o Banco Central.