Trump cogita oferecer US$ 1 milhão a cada groenlandês em troca de voto para anexação aos EUA
Proposta inusitada surge após críticas europeias e anúncio de tarifas a países do continente
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estaria avaliando a possibilidade de oferecer US$ 1 milhão a cada habitante da Groenlândia caso a população da ilha vote a favor da anexação do território aos EUA, segundo informações publicadas pelo Daily Mail.
De acordo com a reportagem, Trump considera propor esse valor individual para os cerca de 57 mil moradores da Groenlândia, atualmente um território autônomo sob administração da Dinamarca. A medida seria uma tentativa de influenciar um eventual referendo sobre a incorporação da ilha aos Estados Unidos.
Em seu perfil na rede social Truth Social, Trump afirmou que, após uma reunião com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Mark Rutte, foi definida uma "estrutura de um futuro acordo" envolvendo a Groenlândia e toda a região do Ártico.
Em 17 de janeiro, Trump também anunciou a imposição de tarifas sobre todos os produtos provenientes de Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia, com início previsto para 1º de fevereiro.
A decisão foi motivada pelas críticas recebidas após declarações sobre o desejo de anexar a Groenlândia. Segundo Trump, as tarifas permanecerão em vigor até que haja um acordo sobre a possível compra do território.
Com informações de Sputnik Brasil