Bolsas asiáticas fecham em alta impulsionadas por alívio geopolítico e avanço de semicondutores
Mercados reagem positivamente após anúncio de Trump sobre acordo na Groenlândia e suspensão de tarifas a europeus. Setor de semicondutores lidera ganhos.
São Paulo, 22/01/2026 – As bolsas asiáticas encerraram o pregão em alta, refletindo maior apetite ao risco após o discurso do presidente dos EUA, Donald Trump. O republicano anunciou ontem uma "estrutura" para um acordo envolvendo a Groenlândia, descartando o uso da força e suspendendo tarifas que seriam impostas a países europeus. O índice Nikkei registrou forte valorização, impulsionado por sinais de estabilização no mercado de títulos da dívida japonesa e pela expectativa da reunião do Banco Central do Japão (BoJ). As ações de empresas de semicondutores se destacaram entre as maiores altas da região.
O índice japonês Nikkei avançou 1,73%, fechando aos 53.688,89 pontos. Os rendimentos dos títulos do governo japonês de longo prazo continuaram em queda após um salto no início da semana. O Banco Central do Japão deve manter a taxa básica de juros inalterada, concentrando as atenções nos comentários do presidente Kazuo Ueda.
Entre as empresas de semicondutores asiáticas, SoftBank Group subiu 12% – seu maior aumento desde abril de 2025 –, Kioxia Holdings saltou 8,6% e Disco Corp. disparou 17%. Samsung Electronics teve alta de 1,9% e SK Hynix ganhou 2,0%.
A Tokyo Electric Power (Tepco) registrou queda de 3,5% em Tóquio. A empresa informou na quinta-feira que desligará um reator da usina nuclear de Kashiwazaki-Kariwa após um alarme ser acionado durante operações de retirada das barras de controle. Este era o primeiro reator reinicializado pela Tepco desde o desastre nuclear de Fukushima.
Na China, o índice Xangai Composto fechou com leve alta de 0,1%, aos 4.122,58 pontos, enquanto o Shenzhen Composto subiu 0,7%, encerrando a 2.713,51 pontos.
O Hang Seng, em Hong Kong, avançou 0,2%, atingindo 26.629,96 pontos.
O índice Taiex, de Taiwan, teve alta de 1,6%, fechando a 31.746,08 pontos.
Em Seul, o Kospi subiu 0,9%, a 4.952,53 pontos. O principal índice da bolsa sul-coreana chegou a ultrapassar os 5.000 pontos pela primeira vez durante a sessão, consolidando-se como um dos mercados de melhor desempenho global, puxado por empresas de semicondutores e baterias.
Na Oceania, a bolsa australiana também teve desempenho positivo, com o S&P/ASX 200 subindo 0,75%, a 8.848,70 pontos.
Contato: [email protected]
* Com informações da Dow Jones Newswires