CRÍTICA À INDÚSTRIA BÉLICA

Trump critica lentidão na produção militar dos EUA e defende agilidade em sistemas de defesa

Ex-presidente dos EUA cobra rapidez na entrega de armamentos e sugere instalação de sistema antimíssil na Groenlândia

Publicado em 22/01/2026 às 11:16
Donald Trump critica demora na produção de sistemas de defesa e propõe instalação na Groenlândia. © AP Photo / Michael Sohn

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez duras críticas ao ritmo de produção do complexo militar-industrial norte-americano, destacando a demora na entrega de sistemas de defesa como o Patriot.

"Eu disse que você precisa construir mais fábricas quando encomendamos [mísseis] Tomahawk. Quero obtê-los dentro de 24 horas. Quando precisamos de um Patriot ou algo assim, eu quero obtê-lo rápido. Eu não quero esperar três anos", afirmou Trump em entrevista ao canal Fox Business.

Trump também revelou planos para o sistema antimíssil americano Cúpula Dourada, indicando que parte dele pode ser instalada na Groenlândia.

"A Cúpula Dourada estará na Groenlândia. Uma parte dele. Isso é muito importante, porque tudo voa sobre a Groenlândia. Se os caras maus lançarem algo, isso voa sobre a Groenlândia e nós o derrubamos", declarou durante a entrevista.

O custo inicial do projeto foi estimado por Trump em cerca de US$ 175 bilhões (aproximadamente R$ 939 bilhões). Entretanto, analistas independentes e relatórios do Congresso dos EUA indicam que o valor final pode ser ainda maior. O objetivo da iniciativa é proteger o país contra mísseis balísticos intercontinentais, armas hipersônicas, mísseis de cruzeiro avançados e outros tipos de projéteis.

Por Sputnik Brasil