Anvisa determina recolhimento e suspensão de lote do chocolate Laka
Lote do chocolate branco Laka de 145g é retirado do mercado por erro de embalagem que pode afetar celíacos e alérgicos ao glúten.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (22), o recolhimento e a suspensão da venda do lote CC28525493 do chocolate branco Laka, de 145g, fabricado pela Mondelez Brasil. A medida foi tomada devido à comercialização do produto em embalagem incorreta.
De acordo com a Anvisa, também estão suspensas a distribuição e a divulgação do referido lote.
A decisão ocorreu após a Mondelez Brasil comunicar à agência o recolhimento voluntário do lote, motivado pela constatação de troca de embalagem com o produto Laka Oreo.
Segundo a Anvisa, a falha técnica faz com que os ingredientes listados no rótulo não coincidam com os do produto, resultando na ausência da declaração obrigatória sobre a presença de glúten. O alerta é exigido por lei para proteger pessoas com condições específicas de saúde, como celíacos e alérgicos ao glúten. A falta desse aviso representa risco à saúde desses consumidores.
Em nota enviada ao Estadão, a Mondelez Brasil afirmou que adotou, de forma preventiva, o recolhimento voluntário do chocolate envolvido e reforçou que o produto não apresenta problema de qualidade.
A empresa também informou que consumidores que adquiriram o lote poderão trocá-lo por outro produto da mesma marca. Para isso, é necessário entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 704 1940, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados.