DIPLOMACIA EUROPEIA

Macron avalia resposta europeia como positiva e destaca vigilância sobre situação na Groenlândia

Presidente francês ressalta união do bloco diante de ameaças e reforça apoio à Dinamarca em meio a interesses dos EUA.

Publicado em 22/01/2026 às 15:42
Macron avalia resposta europeia como positiva e destaca vigilância sobre situação na Groenlândia Reprodução / internet

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou nesta quinta-feira, 22, que a Europa demonstrou força ao reagir unida diante de recentes ameaças. "Começamos a semana com uma escalada — ameaças de invasão e de tarifas — e retornamos a uma situação que me parece muito mais aceitável, mesmo que permaneçamos vigilantes", declarou Macron a repórteres durante a reunião do Conselho Europeu.

Macron destacou que a coesão europeia foi fundamental para garantir respeito no cenário internacional. "Quando a Europa reage de forma unida, utilizando os instrumentos que tem à sua disposição quando se sente ameaçada, consegue conquistar respeito, e isso é muito positivo", enfatizou o presidente francês.

Ele reforçou o compromisso do bloco com a paz e a ordem internacional: "É uma política que a França e a Europa desejam. Somos a favor da paz e da ordem internacional. Quando somos ameaçados, ou alvo de pressão, devemos mostrar solidariedade e usar as ferramentas que temos à disposição, que foi o que aconteceu nesta semana".

Durante o encontro dos líderes da União Europeia, Macron informou que a questão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) será pauta das discussões, assim como o apoio à Dinamarca, país envolvido nas recentes ambições do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a Groenlândia.