Putin recebe enviados dos EUA no Kremlin durante negociações sobre a Ucrânia
Reunião entre Putin, representantes dos EUA e autoridades russas discute soluções para o conflito ucraniano e recursos congelados.
O presidente russo, Vladimir Putin, recebeu nesta quinta-feira (19) o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, e o empresário Jared Kushner, genro do presidente dos Estados Unidos, no Kremlin. O encontro, que durou cerca de uma hora, marca a sétima reunião entre Putin e Witkoff.
Na véspera, Putin havia anunciado que representantes de Donald Trump visitariam Moscou para dar continuidade ao diálogo sobre uma possível solução para o conflito na Ucrânia. O presidente russo também propôs contribuir com US$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 5,2 bilhões) para o Conselho da Paz, utilizando recursos oriundos de ativos russos congelados nos Estados Unidos.
Além de Witkoff e Kushner, participaram do encontro o enviado especial russo Kirill Dmitriev e Yuri Ushakov, assessor do Kremlin para assuntos internacionais. Pelo lado americano, também esteve presente Josh Gruenbaum, comissário do Serviço Federal de Aquisições dos EUA, responsável por contratações públicas.
Na terça-feira (20), Witkoff e Kushner já haviam se reunido com Dmitriev à margem do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Witkoff classificou essas conversas como 'muito positivas', enquanto Dmitriev destacou o tom construtivo do diálogo.
Na quarta-feira, Witkoff e Kushner também se encontraram com a delegação ucraniana, liderada por Rustem Umerov, secretário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia.
No último ano, Witkoff manteve diversas reuniões com Putin, sendo a mais recente em 2 de dezembro, também no Kremlin.