TENSÃO INTERNACIONAL

Trump diz que prefere evitar conflito, mas mantém vigilância sobre o Irã

Presidente dos EUA reforça monitoramento ao Irã e anuncia novas sanções; temas sobre Venezuela, Fed e China também são abordados

Publicado em 22/01/2026 às 19:36
O presidente Donald Trump AP Photo/Julia Demaree Nikhinson

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira, 22, que o governo norte-americano está monitorando de perto as movimentações do Irã diante da possibilidade de um ataque, mas destacou que prefere que "nada aconteça por lá".

Durante conversa com repórteres a bordo do Air Force One, Trump confirmou que novas tarifas secundárias destinadas a países que mantêm relações comerciais com o Irã entrarão em vigor em breve.

O presidente acrescentou que os EUA pretendem compartilhar petróleo com a Venezuela e que o início das perfurações está previsto para breve. Trump também informou que voltou a conversar nesta quinta-feira com a ativista política venezuelana María Corina Machado.

Sobre o Federal Reserve (Fed), Trump reiterou que anunciará em breve o nome do novo presidente da instituição. Ele ainda comentou que não percebeu, durante as discussões judiciais, dúvidas quanto ao poder de remover Lisa Cook do cargo de diretora do banco central.

Ao ser questionado sobre sua visita à China em abril, Trump afirmou que o presidente chinês, Xi Jinping, deve visitar os Estados Unidos no final deste ano.