TENSÃO INTERNACIONAL

Irã rebate Zelensky após apelo por intervenção: 'O mundo já tem palhaços confusos'

Ministro das Relações Exteriores iraniano critica discurso do presidente ucraniano em Davos e rejeita pedido por ação externa dos EUA contra Teerã.

Por Sputnik Brasil Publicado em 23/01/2026 às 05:58
Ministro iraniano critica apelo de Zelensky por intervenção dos EUA no Irã durante Fórum de Davos. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O governo iraniano reagiu com veemência ao discurso do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, feito ontem (22) durante o Fórum Econômico Mundial em Davos. No evento, Zelensky apelou por maior interferência externa na situação política do Irã, em meio às recentes ameaças militares dos Estados Unidos contra Teerã.

Em resposta, o chanceler iraniano Abbas Araghchi afirmou que Zelensky estaria "lavando o cérebro dos contribuintes ocidentais para receber dinheiro contra o que ele chama de 'agressão ilegal em violação da Carta da ONU' e, ao mesmo tempo, apela aberta e descaradamente por uma agressão ilegal dos EUA contra o Irã em violação da mesma Carta da ONU".

Araghchi ainda aconselhou: "O mundo já tem o suficiente de palhaços confusos, sr. Zelensky. Ao contrário do seu Exército, apoiado pelo exterior e infestado com mercenários, nós, iranianos, sabemos como nos defender e não necessitamos implorar aos estrangeiros por ajuda".

A declaração do ministro iraniano evidencia o aumento das tensões diplomáticas após o discurso do líder ucraniano. O episódio reforça o clima de instabilidade envolvendo o Irã, os Estados Unidos e aliados europeus.