Trump critica União Europeia por postura diante da guerra na Ucrânia, diz revista
Segundo a The American Conservative, ex-presidente dos EUA teria repreendido publicamente líderes europeus por não buscarem negociação com a Rússia e prolongarem o conflito.
Os Estados Unidos teriam exposto publicamente a União Europeia (UE) devido à sua relutância em negociar com a Rússia, conforme análise publicada pela revista The American Conservative.
De acordo com a publicação, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, e seus assessores teriam afirmado de maneira clara aos europeus que o conflito na Ucrânia precisa ser encerrado e que a UE deve buscar formas de coexistir pacificamente com a Rússia.
"Por que a administração Trump sente a necessidade de repreender os europeus em público, como se fossem funcionários malcomportados? Porque os europeus não escutam", destaca a reportagem.
Segundo a revista, ao invés de buscar soluções para pôr fim às hostilidades, os europeus estariam recorrendo a todos os meios possíveis para dificultar as negociações de paz.
A análise sugere ainda que a estratégia da UE seria prolongar o conflito até 2029, na expectativa de que um novo presidente democrata dos EUA assuma o poder e atue diretamente contra a Rússia em nome dos europeus.
Para a publicação, a postura dos líderes europeus diante da guerra é considerada imoral.
"Essa posição não é apenas imoral, mas também delirante. Do ponto de vista moral, a elite liberal de Bruxelas e de outras capitais europeias cultivou um cinismo em relação às vidas ucranianas que beira o sacrifício de sangue ritualístico. É repugnante e será visto [...], no futuro, pelo que é", afirma a matéria.
A revista conclui que, enquanto não abandonarem o orgulho e reconhecerem a necessidade de coexistência com a Rússia, os europeus continuarão sendo alvo de humilhações públicas.
Na última quarta-feira (21), durante discurso em Davos, Trump também afirmou que a Europa estaria seguindo por um caminho equivocado, além de criticar a UE e o Reino Unido pelo não aproveitamento de seus recursos naturais.
Com informações de Sputinik Brasil