Brasil mantém alertas de chuvas em níveis vermelho, laranja e amarelo
Estados do Sudeste seguem sob risco extremo, enquanto demais regiões têm áreas sob diferentes graus de atenção até sábado
Três estados da região Sudeste permanecem sob alerta vermelho para chuvas intensas, conforme informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão emitiu alertas para diversas áreas do país, classificando-as em amarelo, laranja e vermelho, de acordo com o grau de risco associado às precipitações.
Entre as cinco regiões brasileiras, apenas os estados do Sul estão fora dos alertas, que seguem válidos até o próximo sábado, 24.
Segundo o Inmet, o alerta vermelho indica a previsão de fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de danos significativos, acidentes e riscos à integridade física ou mesmo à vida humana.
Os estados sob alerta vermelho são:
Minas Gerais
Rio de Janeiro
Espírito Santo
No alerta amarelo, que sinaliza risco potencial, estão incluídas áreas dos seguintes estados:
Amapá
Alagoas
Ceará
Mato Grosso do Sul
Paraíba
Pernambuco
Rio Grande do Norte
Sergipe
Roraima
Já o alerta laranja, que representa risco mais elevado e possibilidade de danos, atinge regiões de:
Goiás
Pará
Bahia
Tocantins
Maranhão
Mato Grosso
Acre
Amazonas
Rondônia
Piauí
Roraima
Amapá
São Paulo
Mato Grosso do Sul
Distrito Federal
Nessas áreas, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios, com precipitações previstas entre 30 e 60 mm por hora, ou de 50 a 100 mm por dia.
De acordo com o Inmet, a previsão é de continuidade das chuvas até o fim da semana, em razão do segundo evento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026, que permanece ativo sobre a região Sudeste até sábado, 24.