PREVISÃO DO TEMPO

Brasil mantém alertas de chuvas em níveis vermelho, laranja e amarelo

Estados do Sudeste seguem sob risco extremo, enquanto demais regiões têm áreas sob diferentes graus de atenção até sábado

Publicado em 23/01/2026 às 12:14
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

Três estados da região Sudeste permanecem sob alerta vermelho para chuvas intensas, conforme informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão emitiu alertas para diversas áreas do país, classificando-as em amarelo, laranja e vermelho, de acordo com o grau de risco associado às precipitações.

Entre as cinco regiões brasileiras, apenas os estados do Sul estão fora dos alertas, que seguem válidos até o próximo sábado, 24.

Segundo o Inmet, o alerta vermelho indica a previsão de fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de danos significativos, acidentes e riscos à integridade física ou mesmo à vida humana.

Os estados sob alerta vermelho são:

Minas Gerais

Rio de Janeiro

Espírito Santo

No alerta amarelo, que sinaliza risco potencial, estão incluídas áreas dos seguintes estados:

Amapá

Alagoas

Ceará

Mato Grosso do Sul

Paraíba

Pernambuco

Rio Grande do Norte

Sergipe

Roraima

Já o alerta laranja, que representa risco mais elevado e possibilidade de danos, atinge regiões de:

Goiás

Pará

Bahia

Tocantins

Maranhão

Mato Grosso

Acre

Amazonas

Rondônia

Piauí

Roraima

Amapá

São Paulo

Mato Grosso do Sul

Distrito Federal

Nessas áreas, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios, com precipitações previstas entre 30 e 60 mm por hora, ou de 50 a 100 mm por dia.

De acordo com o Inmet, a previsão é de continuidade das chuvas até o fim da semana, em razão do segundo evento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026, que permanece ativo sobre a região Sudeste até sábado, 24.