INCLUSÃO SOCIAL

Prefeitura realiza ação do Praça é Massa para pessoas em situação de rua em Maceió

Inscrições para o programa seguem até 23h59 desta sexta-feira (23) e devem ser feitas por e-mail

Publicado em 23/01/2026 às 15:16
Ação da Prefeitura de Maceió prioriza pessoas em situação de rua para capacitação em zeladoria. Alexandre Vieira/ Ascom Alurb

Com o objetivo de ampliar as inscrições para o programa Praça é Massa, priorizando pessoas em situação de rua e residentes em abrigos, a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana de Maceió (Alurb) promoveu uma ação na Praça Dom Pedro II, no Centro da capital, na última quinta-feira (22).

A iniciativa busca capacitar cidadãos de baixa renda para a reinserção no mercado de trabalho. O curso ofertado será na área de zeladoria, responsável pela limpeza e manutenção de praças públicas em Maceió.

Para participar, é necessário residir em Maceió, estar desempregado e possuir baixa renda familiar. As inscrições, iniciadas em 19 de janeiro, devem ser realizadas até as 23h59 desta sexta-feira (23), pelo e-mail [email protected].

Documentação exigida:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência (autodeclaração para pessoas em situação de rua);
  • Declaração da instituição (para residentes em abrigos);
  • Carteira de trabalho;
  • Título de eleitor;
  • NIS/PIS/Pasep;
  • Declaração de antecedentes criminais emitida pelo TJ/AL.

A lista parcial dos selecionados será divulgada em 27 de janeiro. Os candidatos poderão apresentar recursos nos dias 28 e 29, e o resultado final será publicado em 30 de janeiro.

Ao todo, serão ofertadas 250 vagas para o curso de zeladoria, com carga horária de 30 horas semanais, sendo 100 para início imediato e 150 para cadastro de reserva.

Igor Marcel, coordenador de manutenção em espaços públicos, destacou a importância de priorizar o público-alvo do programa. "São pessoas que precisam desse apoio e a adesão tem sido positiva. Hoje, cadastramos alguns participantes e os orientamos sobre o curso e as oportunidades de reinserção no trabalho", afirmou.

A ação contou com o apoio das secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social, por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social.