Arapiraca recebe nova Unidade Odontológica Móvel e amplia assistência em saúde bucal
Nova unidade conta com tecnologia avançada e reforça o atendimento a comunidades vulneráveis pelo SUS
Nesta sexta-feira (23), a Prefeitura de Arapiraca avançou no fortalecimento da rede de Saúde Bucal do SUS. Em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu uma nova Unidade Odontológica Móvel (UOM), entregue durante solenidade em Maceió, com as presenças do presidente Lula e do ministro Alexandre Padilha.
A nova unidade amplia o acesso ao tratamento odontológico para todos os usuários do SUS em Arapiraca, com atenção especial às comunidades em situação de vulnerabilidade. Além da UOM, o município também foi contemplado com novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
De acordo com a secretária Rafaella Albuquerque, que representou o prefeito Luciano Barbosa na solenidade, “essa unidade representa mais um avanço importante para a nossa cidade. Com ela, vamos fortalecer ainda mais a Atenção Primária, ampliando o acesso da população a serviços fundamentais, garantindo mais dignidade e qualidade de vida a todos os arapiraquenses e somando forças com o trabalho de excelência já realizado pelas equipes de saúde bucal nas UBS e no CEO”.
A entrega integra as ações do Novo PAC Saúde e reforça o programa Agora Tem Especialistas, que, no final de 2023, já havia trazido a Arapiraca uma carreta de saúde da mulher. O objetivo é assegurar que todos os tipos de cuidado estejam disponíveis para 100% da população.
Com estrutura moderna e tecnologia de ponta, a nova UOM dispõe de cadeira odontológica completa, aparelho de raio X, ar-condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia, canetas de alta e baixa rotação, fotopolimerizador e outros equipamentos essenciais. Destaca-se ainda a presença de uma impressora 3D, que permitirá a produção de próteses dentárias personalizadas diretamente pelo SUS.
Com este novo investimento, a Prefeitura de Arapiraca reafirma a parceria com o Governo Federal e o compromisso com uma saúde pública mais acessível, moderna e humanizada. A chegada da nova unidade odontológica representa o cuidado contínuo com quem mais precisa, fortalecendo o SUS como instrumento de inclusão e acolhimento.