TENSÃO INTERNACIONAL

EUA pressionam Irã e impõem sanções à 'frota fantasma' após repressão a manifestantes

Washington mira navios iranianos e reforça sanções em resposta à repressão e bloqueio de internet no Irã

Publicado em 23/01/2026 às 19:01
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

Os Estados Unidos anunciaram uma nova rodada de sanções contra o Irã, direcionando medidas à chamada "frota fantasma". Segundo o governo americano, a ação ocorre "em meio à repressão brutal do regime iraniano contra manifestantes pacíficos e ao bloqueio total do acesso à internet para ocultar abusos contra o povo iraniano".

O Departamento do Tesouro dos EUA informou que as sanções atingem nove embarcações da "frota fantasma" e seus respectivos proprietários ou empresas gestoras. Essas embarcações, segundo Washington, transportaram "centenas de milhões de dólares em petróleo e derivados de petróleo iranianos para mercados estrangeiros".

Em comunicado, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, destacou que as ações miram "um componente crítico de como o Irã gera os recursos usados para reprimir seu próprio povo".

A pressão do governo Trump sobre o Irã ganha novo capítulo após o Financial Times informar que Washington pode restringir o envio de dólares ao Iraque caso as lideranças do país não formem um governo que exclua grupos de milícias apoiadas por Teerã.

Na quinta-feira, 22, o presidente americano declarou estar monitorando de perto o Irã diante da possibilidade de um ataque, mas afirmou preferir que "nada aconteça por lá".