Deputado aciona PGR para investigar Ibaneis Rocha e pede bloqueio de bens
Fábio Felix (PSOL) solicita apuração sobre envolvimento do governador no escândalo do Banco Master e pede medidas cautelares
O deputado distrital Fábio Felix (PSOL) protocolou um pedido junto ao Ministério Público Federal para que investigue o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e avalie o bloqueio de bens do chefe do Executivo em razão do escândalo envolvendo o Banco Master. Procurado pela reportagem, Ibaneis não se manifestou sobre o assunto.
Segundo revelou o jornal Estadão, o banqueiro Daniel Vorcaro afirmou à Polícia Federal que discutiu pessoalmente com Ibaneis a venda do Banco Master ao Banco de Brasília (BRB), inclusive em reunião realizada na residência do governador. Ibaneis confirmou o encontro, mas negou que tenha tratado sobre a negociação.
A divulgação do caso motivou a oposição a protocolar um pedido de impeachment contra Ibaneis na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Fábio Felix, líder do PSOL na Casa, acionou a Procuradoria-Geral da República por meio de uma representação formal.
Além da tentativa de aquisição do Master, o BRB comprou R$ 12 bilhões em créditos considerados "podres" do banco de Daniel Vorcaro. Toda a negociação está sob investigação da Polícia Federal. O Banco Central, por sua vez, reprovou a venda do Master ao BRB e decretou a liquidação extrajudicial da instituição financeira.
"Ibaneis enfiou o BRB num lamaçal de proporções bilionárias. O justo é que pague a conta", declarou Felix ao justificar o pedido.
Na avaliação do parlamentar, Ibaneis teria cometido três crimes relacionados à operação do BRB: participação em gestão temerária ou fraudulenta; indução ou manutenção em erro de órgão público, por meio de sonegação ou apresentação de informações falsas a órgãos de controle; e advocacia administrativa.