PT articula quatro ministros de Lula para enfrentar Tarcísio em São Paulo
Sigla avalia lançar Haddad, Alckmin, Marina e Tebet contra o governador paulista nas próximas eleições estaduais
O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou uma pesquisa interna em dezembro que apontou estratégias para tentar derrotar o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nas próximas eleições estaduais.
Segundo informações da Folha de S.Paulo, o levantamento mostra que o PT deve apostar em quatro ministros de destaque do governo Lula: Fernando Haddad (Fazenda), Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e vice-presidente), Marina Silva (Meio Ambiente) e Simone Tebet (Planejamento).
Para concorrer, esses ministros precisam deixar seus cargos até abril, prazo final para a desincompatibilização. A exceção é Alckmin, que poderá permanecer como vice-presidente da República.
A estratégia prevê que esses nomes se dividam entre a disputa por duas vagas ao Senado e a formação da chapa que irá desafiar Tarcísio na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes. Ainda não há definição sobre quem ocupará cada posição.
Para viabilizar a candidatura, Simone Tebet deverá deixar o MDB, enquanto Marina Silva já está de saída da Rede Sustentabilidade. Haddad e Alckmin, por sua vez, demonstram resistência em disputar o pleito.
O presidente do diretório estadual do PT, Kiko Celeguim, afirmou que o cenário apresentado pela pesquisa "tem condições de incomodar muita gente no campo adversário".
"Os dados mostram falta de identidade das marcas do governo Tarcísio. Ele é basicamente identificado pelo seu bolsonarismo. Isso explica por que ele recuou rapidamente e remarcou sua visita a Bolsonaro na prisão. Se ele perder o apoio do ex-presidente, ele derrete."
Com informações da Sputinik Brasil