Tempestade de inverno cancela mais de 11 mil voos nos EUA e deixa milhões em alerta
Fenômeno climático afeta 140 milhões de pessoas, provoca cortes de energia e paralisa aeroportos em diversos estados.
Mais de 11 mil voos foram cancelados nos Estados Unidos devido a uma tempestade de inverno de grandes proporções, que começou a causar transtornos em várias regiões do país neste sábado, 24. O fenômeno ameaça interromper o fornecimento de energia e transformar as principais rodovias em verdadeiras pistas de gelo.
Segundo autoridades, cerca de 140 milhões de pessoas — mais de 40% da população americana — estão sob alerta de tempestade de inverno, abrangendo áreas do Novo México até a Nova Inglaterra. O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu avisos para nevascas intensas e alertou para uma tempestade de gelo potencialmente catastrófica do leste do Texas à Carolina do Norte.
No Aeroporto Internacional Will Rogers, em Oklahoma City, todos os voos deste sábado foram cancelados, e as operações da manhã de domingo (25) também foram suspensas. A expectativa é de que as atividades sejam retomadas apenas na tarde de domingo, segundo as autoridades locais.
De acordo com meteorologistas, os danos provocados pelo gelo podem ser comparados aos de um furacão. "Temperaturas perigosamente baixas e sensação térmica extrema estão se espalhando pela região e devem persistir até segunda-feira", informou a Agência de Gerenciamento de Emergências do Mississippi.
As noites seguintes devem ser marcadas por frio intenso, com sensação térmica podendo alcançar -24°C (-12°F).
No escuro
Na manhã de sábado, mais de 95 mil interrupções no fornecimento de energia foram registradas em todo o país, sendo cerca de 36 mil apenas no Texas e outras 10 mil na Virgínia.
Governadores de ao menos 12 estados emitiram alertas diante da aproximação do mau tempo, decretando estado de emergência ou recomendando que a população permaneça em casa.
Dados do site FlightAware apontam que, até as 10h (horário do leste dos EUA), mais de 3.800 voos já haviam sido cancelados. Para o domingo, quase 7 mil voos estavam programados para sofrer o mesmo destino.
Após atingir o Sul, a tempestade deve avançar para o nordeste, trazendo até 30 centímetros de neve em cidades como Washington, Nova York e Boston, conforme previsão do Serviço Nacional de Meteorologia.
Em algumas regiões, como o condado rural de Lewis, no norte do estado de Nova York, as temperaturas chegaram a -34°C pouco antes do amanhecer, após dias de neve intensa.
Fonte: Associated Press.