EUA buscam fortalecer confiança entre Rússia e Europa por meio da desescalada, diz imprensa
Negociações em Abu Dhabi discutem redução de tensões e possíveis garantias de segurança para a Ucrânia
Os Estados Unidos pretendem fortalecer a confiança entre a Rússia e a Europa por meio de uma desescalada e de negociações sobre a Ucrânia, segundo informações da mídia norte-americana.
De acordo com relatos, as negociações de dois dias entre Rússia, Ucrânia e EUA, realizadas em Abu Dhabi, tiveram como foco principal a redução das tensões na região.
"Um dos grandes pontos de discórdia nas negociações tem sido as garantias de segurança ocidentais para a Ucrânia em qualquer cenário do pós-guerra", destaca a reportagem.
O artigo também relembra que o presidente russo, Vladimir Putin, expressou claramente o desejo de encontrar uma solução diplomática para o conflito na Ucrânia.
No entanto, o texto ressalta que, atualmente, o nível de confiança entre Europa e Rússia permanece baixo.
Ainda assim, a matéria aponta que as partes envolvidas demonstram interesse em estabelecer uma base para um novo paradigma, visando iniciar a construção de confiança a partir de uma desescalada concreta.
No sábado (24), chegaram ao fim as negociações de dois dias entre as delegações de Moscou, Washington e Kiev sobre questões de segurança, realizadas nos Emirados Árabes Unidos. As conversas ocorreram em formato fechado e abordaram pendências do plano de paz proposto pelos EUA.
Na sexta-feira (23), o ex-presidente norte-americano Donald Trump afirmou que a Ucrânia poderá perder mais território caso não resolva o conflito com Moscou.