Tempestade nos EUA deixa 670 mil sem energia e leva ao cancelamento de milhares de voos
Meteorologia alerta para nevasca histórica; mudanças climáticas agravam cenário
Mais de 670 mil pessoas ficaram sem energia elétrica e quase 10 mil voos foram cancelados neste domingo (25) nos Estados Unidos, em razão de uma tempestade de inverno que ameaça paralisar estados do leste do país com uma forte nevasca.
Meteorologistas alertam para neve, granizo, chuva congelante e temperaturas perigosamente baixas, que devem afetar dois terços da região leste dos EUA ao longo da semana.
Notícias relacionadas:
- Nova morte por agentes de imigração em Minneapolis gera protestos.
- Agentes do ICE matam homem durante protesto em Minneapolis, nos EUA.
O presidente dos EUA, Donald Trump, classificou as tempestades como "históricas" e aprovou, no sábado, declarações federais de desastre emergencial para Carolina do Sul, Virgínia, Tennessee, Geórgia, Carolina do Norte, Maryland, Arkansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Indiana e Virgínia Ocidental.
"Continuaremos a monitorar e a manter contato com todos os Estados no caminho dessa tempestade. Fiquem seguros e aquecidos", escreveu Trump em publicação no Truth Social.
Ao todo, dezessete Estados e o Distrito de Columbia declararam emergências climáticas, segundo o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS).
A secretária do DHS, Kristi Noem, alertou a população para que tome precauções diante do frio intenso. "Vai estar muito, muito frio. Portanto, incentivamos todos a estocar combustível, estocar alimentos, e vamos superar isso juntos", afirmou Noem em coletiva de imprensa.
Ela acrescentou que equipes dos serviços públicos trabalham para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível.
O número de interrupções no fornecimento de energia continua crescendo. Na manhã deste domingo, mais de 670 mil clientes estavam sem eletricidade, segundo o site PowerOutage.US, com mais de 100 mil afetados em Mississippi, Texas, Tennessee e Louisiana. Kentucky, Geórgia, Virgínia e Novo México também registraram ocorrências.
O Serviço Nacional de Meteorologia alertou para uma tempestade de inverno excepcionalmente abrangente e prolongada, com previsão de acúmulo generalizado de gelo no sudeste do país, onde podem ocorrer "impactos incapacitantes a catastróficos localmente".
Temperaturas recordes e ventos gelados devem atingir ainda mais a região das Grandes Planícies até segunda-feira, segundo meteorologistas.
De acordo com o site FlightAware, mais de 9.990 voos programados para domingo foram cancelados, além de outros 4 mil no sábado.
As principais companhias aéreas dos EUA orientaram passageiros a acompanharem atualizações e possíveis cancelamentos de voos.
No sábado, operadores da rede elétrica intensificaram medidas preventivas para evitar apagões rotativos.