Obama critica atuação do ICE em Minneapolis e acusa Trump de fomentar o caos
Ex-presidente dos EUA e Michelle Obama classificam ação federal como trágica e cobram responsabilidade do governo Trump após mortes de cidadãos americanos.
Barack e Michelle Obama condenaram publicamente a morte de mais um cidadão americano por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) em Minneapolis, classificando o episódio como "trágico" e uma afronta aos "valores americanos".
"Os americanos esperam que os agentes federais cumpram suas funções de maneira legal e responsável, e que trabalhem com, e não contra, as autoridades estaduais e locais para garantir a segurança pública. Isso não é o que estamos vendo em Minnesota. Na verdade, está acontecendo o oposto", afirmaram Barack e Michelle Obama em comunicado oficial.
O casal ainda destacou que o governo Trump "parece ansioso para escalar a situação", ressaltando que as explicações oficiais para as mortes de Alex Pretti e Renee Good "aparentemente são diretamente contraditas por evidências em vídeo".
O comunicado foi divulgado na rede social X e republicado pelo ex-primeiro-ministro italiano Paolo Gentiloni, atualmente membro do Partido Democrata local.