Brasil assume representação diplomática do México no Peru após rompimento entre países
Itamaraty passa a responder pelos interesses mexicanos em Lima após crise envolvendo asilo a ex-premiê peruana.
O Brasil assumiu neste domingo (25) a representação diplomática do México no Peru, segundo informou o Ministério das Relações Exteriores em nota oficial.
"Atendendo a solicitação do governo mexicano, e diante da anuência do governo do Peru, o Brasil assumiu a representação dos interesses diplomáticos do México no território peruano", comunicou o órgão.
A atuação brasileira inclui a guarda dos imóveis da Embaixada do México em Lima, a residência do chefe de missão, além da proteção de bens e arquivos diplomáticos mexicanos.
A medida ocorre poucos meses após o Peru romper relações com o México, em novembro, em razão do asilo concedido pela Embaixada mexicana à ex-primeira-ministra Betssy Chávez.
Chávez, última chefe de governo do ex-presidente Pedro Castillo — atualmente deposto e preso —, é acusada de conspiração por suposta participação na tentativa de dissolução do Congresso em 2022. Ela nega as acusações.
O episódio agravou a crise diplomática entre Lima e Cidade do México, levando à retirada de embaixadores e ao pedido formal para que o Brasil atuasse como intermediário.
Por Sputinik Brasil