CGE decreta estado de alerta para transbordamentos em São Paulo; quase 30 mil estão sem energia
Bairros das zonas norte e leste são os mais afetados pelas chuvas intensas e ventos fortes. Enel atua para restabelecer energia.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo decretou estado de alerta para transbordamento devido às fortes chuvas que atingiram a cidade neste domingo, 25. Os bairros do Jaçanã, Tremembé, Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Prudente estão entre as áreas com maior risco.
Segundo o órgão, já foram confirmados transbordamentos no Córrego Paciência, na zona norte, e no Córrego Mooca, na zona leste. Além disso, o CGE colocou a zona leste, a zona norte e a Marginal Tietê em estado de atenção para alagamentos.
De acordo com o radar meteorológico da Prefeitura de São Paulo, os pontos mais intensos de chuva se concentram nos municípios de Mairiporã, Guarulhos e Arujá. Essas precipitações devem se deslocar para a capital, atingindo principalmente as zonas norte e leste nas próximas horas.
Rajadas de vento
O CGE também registrou fortes rajadas de vento durante as tempestades. No Aeroporto de Guarulhos, os ventos chegaram a 63,2 km/h. Em Santana-Carandiru, as rajadas atingiram 52,8 km/h, e em M'Boi Mirim, 50,9 km/h.
Entre 15h e 16h46, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) atendeu a 10 chamados para queda de árvores, um para desabamento e 10 para enchentes.
Quase 30 mil imóveis sem energia elétrica
Mais de 29 mil residências ficaram sem energia elétrica após as fortes chuvas. Em nota, a Enel Distribuição São Paulo informou que mantém seu plano de contingência para o verão. "Após as chuvas que atingiram a área de concessão na tarde deste domingo (25), por volta das 17h, a distribuidora atua para atender cerca de 29 mil clientes impactados, o que representa menos de 0,3% da base de clientes", informou a empresa.
Previsão para segunda-feira
Para esta segunda-feira, 26, a previsão é de sol entre nuvens e temperaturas mais elevadas. Segundo o CGE, entre o fim da tarde e o início da noite, a nebulosidade deve aumentar, abrindo espaço para pancadas de chuva. A mínima prevista é de 19°C, com máxima de até 28°C e índices mínimos de umidade próximos a 45%.