Tempestade de inverno histórica deixa pelo menos 10 mortos nos EUA
Frio intenso, cortes de energia e cancelamentos de voos afetam milhões em diversos estados americanos.
Pelo menos 10 pessoas morreram em decorrência da tempestade de inverno que atinge os Estados Unidos e que deve continuar intensa nesta segunda-feira, 26, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS). O mau tempo provocou alertas para evitar viagens por estradas, cancelamentos em massa de voos e cortes de energia em várias regiões.
As autoridades alertam que uma massa de ar ártico acompanhará o sistema, levando as temperaturas a patamares perigosamente baixos por vários dias e prolongando os transtornos no país. Até o momento, pelo menos 20 Estados e a capital Washington declararam estado de emergência.
Em publicação no Truth Social, o presidente Donald Trump orientou a população a buscar locais seguros. "Continuaremos monitorando e em contato com todos os estados no caminho desta tempestade", afirmou.
O prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, informou que cinco pessoas foram encontradas mortas ao ar livre durante o fim de semana. Embora não tenha confirmado se as mortes estavam diretamente relacionadas ao clima, destacou que "não há lembrete mais forte do perigo do frio extremo".
No Texas, autoridades confirmaram três mortes, incluindo a de uma adolescente de 16 anos em um acidente de trenó. Duas pessoas morreram de hipotermia na Louisiana, conforme informado pelo departamento de saúde estadual.
O site PowerOutage.com registrou que mais de 840 mil clientes estavam sem energia elétrica na noite de domingo, 25, principalmente no sul do país, onde a tempestade se intensificou no sábado.
No Tennessee, uma camada de gelo derrubou linhas de energia, deixando mais de 300 mil residências e estabelecimentos comerciais sem eletricidade. Louisiana, Mississippi e Geórgia, estados menos acostumados a tempestades desse tipo, somaram mais de 100 mil interrupções de energia cada um.
Os cortes de energia são especialmente perigosos, já que o Sul enfrenta um frio intenso que, segundo o NWS, pode bater recordes históricos.
Autoridades do Texas à Carolina do Norte e Nova York orientaram os moradores a permanecerem em casa devido às condições arriscadas. "Fiquem fora das estradas, a menos que seja absolutamente necessário", alertou a Divisão de Gerenciamento de Emergências do Texas no X.
Desde sábado, 24, cerca de 19 mil voos de entrada e saída no país foram cancelados, segundo o site de rastreamento Flightaware.com.