MERCADO FINANCEIRO

Hong Kong amplia oferta de yuans para bancos e estimula uso global da moeda chinesa

Autoridade Monetária de Hong Kong dobra linha de crédito em yuan para fortalecer internacionalização da moeda da China.

Publicado em 26/01/2026 às 12:59
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

A Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) anunciou nesta segunda-feira, 26, que irá dobrar o montante total da linha de crédito para negócios em yuans, passando de 100 bilhões para 200 bilhões de yuans (aproximadamente US$ 28,6 bilhões). A medida entra em vigor a partir de 2 de fevereiro e tem como objetivo apoiar a China na ampliação do uso internacional de sua moeda.

De acordo com comunicado da HKMA, a ampliação da linha de crédito permitirá aumentar a quota destinada aos bancos participantes, além de possibilitar a integração de novas instituições financeiras ao programa. "A HKMA convida os bancos atuais e futuros a apresentarem propostas e considerará a alocação de quotas conforme as práticas estabelecidas", destaca a nota.

O órgão informou ainda que a iniciativa recebeu forte adesão do setor bancário desde seu lançamento, em outubro do ano passado. "Ela não apenas atendeu às necessidades corporativas locais, mas também canalizou fundos em yuan para regiões como Sudeste Asiático, Oriente Médio e Europa", acrescentou o comunicado.