RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Carney destaca revisão do USMCA e defende diversificação de parceiros comerciais

Premiê canadense afirma que revisão do pacto com EUA e México será rigorosa e ressalta busca por novos acordos globais

Publicado em 26/01/2026 às 13:09
Carney destaca revisão do USMCA e defende diversificação de parceiros comerciais Reprodução

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou nesta segunda-feira (26) que os comentários recentes do presidente norte-americano, Donald Trump, sobre a relação entre Ottawa e Pequim devem ser analisados ​​à luz da revisão do Acordo EUA-México-Canadá (USMCA). Segundo Carney, a reavaliação do pacto trilateral “será rigorosa”.

“Interpretei as declarações de Trump como uma demonstração de interesse em manter o diálogo. O USMCA prevê que é necessário um aviso antes de firmar acordos com países fora do pacto”, explicou o primeiro-ministro.

Carney ressaltou que não se arrependeu de sua participação no Fórum Econômico Mundial de Davos, realizado na semana passada, onde destacou que os EUA são "um parceiro importante", mas enfatizou também o potencial de países e blocos emergentes, como China, Índia, Tailândia e Mercosul. “Meu discurso reforçou a importância e a necessidade de diversificarmos nossos parceiros comerciais”, defendeu.

O líder canadense acrescentou que seu governo está empenhado em firmar acordos comerciais em diferentes regiões do mundo, ampliando os benefícios para a população do Canadá. No âmbito interno, Carney afirmou que não pretende convocar eleições antecipadas e que seu foco permanece nos interesses dos canadenses.

Nesta segunda-feira, o primeiro-ministro anunciou novas medidas para tornar alimentos e itens essenciais mais acessíveis à população. Segundo ele, o custo do auxílio destinado aos consumidores para a compra de alimentos será de 3,1 bilhões de dólares canadenses no primeiro ano.