Prefeitura intensifica ações para descarte correto de resíduos em Maceió
Em 2025, mais de 80 mil pessoas foram beneficiadas com iniciativas de educação ambiental
O Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado nesta segunda-feira (26), reforça a importância de refletir sobre as práticas de preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Em 2025, as ações de educação ambiental promovidas pela Prefeitura de Maceió alcançaram mais de 80 mil pessoas, com o objetivo de conscientizar e orientar a população sobre o descarte correto de resíduos.
Diariamente, educadores ambientais percorrem diversos bairros da capital alagoana, realizando orientações porta a porta para informar os cidadãos sobre a destinação adequada dos resíduos e apresentar os serviços disponíveis.
As iniciativas conduzidas pelos profissionais da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) incluem explicações sobre a coleta regular em cada bairro, oficinas para reaproveitamento de óleo usado e orientações sobre o encaminhamento correto de cada tipo de resíduo doméstico.
Como forma de incentivar o descarte apropriado, a Prefeitura de Maceió disponibiliza equipamentos como Ecopontos e Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), facilitando a participação da população na manutenção da limpeza urbana.
Para Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb, a celebração da data é relevante, mas a participação da população é fundamental para o sucesso das ações.
"São profissionais muito importantes para a natureza e para os cuidados na limpeza da cidade. Porém, precisamos que a população queira colaborar, seja nossa parceira e faça parte da missão de preservar Maceió sempre limpa e sustentável", destacou.

Todas as ações de educação ambiental desenvolvidas pela Alurb contam com o apoio dos jovens aprendizes da Viambiental e Naturalle, empresas responsáveis pela coleta domiciliar em Maceió.
