Brasileiro assume presidência da Corte IDH com críticas aos EUA
Rodrigo Mudrovitsch destaca desafios ao sistema internacional e condena unilateralismo em discurso de posse na Costa Rica.
O brasileiro Rodrigo Mudrovitsch assumiu, nesta segunda-feira (26), a presidência da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) com críticas contundentes ao unilateralismo praticado pelos Estados Unidos. Durante a cerimônia de posse, realizada na Costa Rica, sede do tribunal, Mudrovitsch evitou mencionar diretamente o presidente norte-americano, mas lamentou o cenário internacional atual, que classificou como "desafiador para o sistema internacional como o conhecemos e, em particular, para nossa região e para a nossa corte".
Em seu discurso, o novo presidente da Corte IDH ressaltou que "a ordem internacional construída no pós-2ª Guerra Mundial, fundada nos princípios do respeito ao direito internacional, da prevalência dos direitos humanos, da igualdade soberana dos Estados, da autodeterminação dos povos, da proscrição do uso ou ameaça do uso da força, da não-intervenção nos assuntos internos, da solução pacífica de controvérsias, do respeito à integridade territorial dos Estados e do multilateralismo, tem passado por um processo de contestação".
Mudrovitsch reforçou a importância do fortalecimento dos direitos humanos e do multilateralismo diante das recentes ameaças à ordem internacional. A posse marca um momento de renovação para a Corte, que seguirá enfrentando desafios em meio a tensões geopolíticas e ao avanço de posturas unilaterais no cenário global.
Por Sputnik Brasil