Microsoft lança chip de IA Maia 200 para competir com Amazon e Google
Novo processador promete reduzir custos, aumentar eficiência e fortalecer infraestrutura de inteligência artificial da empresa
A Microsoft anunciou nesta segunda-feira, 26, o lançamento do Maia 200, seu novo chip de inteligência artificial (IA), ampliando a disputa no setor contra soluções próprias da Amazon e da Alphabet, controladora do Google. O Maia 200 foi projetado para tornar mais acessível e eficiente a etapa de inferência, fundamental para aplicações que utilizam modelos de IA já treinados para gerar respostas, textos e previsões.
Fabricado com tecnologia da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), o chip se destaca pelo processamento ágil de grandes volumes de dados aliado ao baixo consumo de energia.
De acordo com a Microsoft, o Maia 200 supera concorrentes diretos: em determinados cálculos, pode ser até três vezes mais rápido que o Trainium de terceira geração da Amazon e apresenta desempenho superior ao TPU de sétima geração do Google. Além disso, entrega um ganho de cerca de 30% em desempenho por dólar comparado ao hardware mais recente empregado nos data centers da empresa.
O novo chip passa a integrar a infraestrutura de IA da Microsoft e será utilizado em diversos modelos, incluindo as versões mais recentes do GPT-5.2, da OpenAI. A tecnologia reforça serviços como o Microsoft Foundry e o Microsoft 365 Copilot, além de ser empregada em projetos internos para geração de dados sintéticos e aprimoramento de novos modelos.
O Maia 200 já está em operação em um data center nos Estados Unidos e foi incorporado à plataforma de nuvem Azure. A Microsoft também iniciou a prévia de um conjunto de ferramentas para desenvolvedores, facilitando o uso do chip em diferentes aplicações e ambientes.
Amazon e Alphabet, principais compradoras de chips da Nvidia, também investem em soluções próprias. No entanto, analistas de Wall Street ouvidos pela Reuters afirmam que a Microsoft se destaca ao lançar um conjunto de ferramentas de software que concorre diretamente com a gigante dos semicondutores.