Sheinbaum agradece ao Brasil por proteger embaixada do México no Peru
Presidente mexicana reconhece papel do Brasil na proteção diplomática e reforça defesa do multilateralismo
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, confirmou nesta segunda-feira (26) que a ex-primeira-ministra peruana Betssy Chávez permanece nas instalações da embaixada mexicana em Lima, aguardando a concessão do salvo-conduto pelo governo liderado por José Jerí para deixar o país.
"Agradecemos ao governo do Brasil por ter aceitado resguardar as instalações. Assim, tudo o que está na embaixada é protegido, seguindo os protocolos internacionais para esse tipo de situação", afirmou Sheinbaum durante sua coletiva de imprensa matinal.
A presidente explicou que o rompimento das relações diplomáticas pelo Peru levou à aplicação de protocolos internacionais para a proteção da missão diplomática, responsabilidade que passou a ser exercida por um país amigo — neste caso, o Brasil —, sem envolver funções consulares ou econômicas.
No início do mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com Sheinbaum para tratar sobre a situação na Venezuela. Ambos condenaram ações consideradas ofensivas à soberania venezuelana e rejeitaram a retomada de uma lógica de divisão do mundo em zonas de influência.
Sheinbaum e Lula reafirmaram o compromisso com o multilateralismo, o direito internacional e o livre-comércio. Também manifestaram disposição em manter a cooperação com países sul-americanos, priorizando a promoção da paz, do diálogo e da estabilidade regional.