IMIGRAÇÃO NOS EUA

Prefeito de Minneapolis anuncia saída de agentes federais de imigração

Decisão ocorre após conversa com Donald Trump e em meio a protestos por atuação agressiva da Patrulha de Fronteira

Publicado em 26/01/2026 às 20:03
Jacob Frey Reprodução / Instagram

O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, anunciou nesta segunda-feira, 26, que parte dos agentes federais de imigração começarão a deixar a cidade nos próximos dias. A medida foi tomada após uma conversa telefônica com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que avaliou o diálogo como positivo e afirmou que "muito progresso está sendo feito".

Segundo Frey, ele solicitou a Trump o fim do aumento da fiscalização migratória na região. O presidente concordou que a situação atual era insustentável. "Alguns agentes começarão a sair já na terça-feira, 27", afirmou o prefeito, destacando que continuará pressionando para que outros envolvidos na chamada Operação Metro Surge também deixem Minneapolis.

Entre os agentes que devem partir está Greg Bovino, comandante sênior da Patrulha de Fronteira, conforme informou uma fonte familiarizada com o caso. Trump havia enviado seu czar da fronteira para Minnesota para liderar os esforços de fiscalização migratória do governo federal.

Greg Bovino esteve à frente do aumento das operações em várias cidades do país. Sua saída representa uma mudança significativa na postura da aplicação da lei federal, especialmente diante da crescente indignação após o tiroteio que resultou na morte do enfermeiro de UTI Alex Pretti, de 37 anos, por agentes da Patrulha de Fronteira.

Fonte: Associated Press.

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.