Detran de SP altera regras para obtenção da CNH; baliza deixa de ser exigida
Novas normas já estão em vigor e permitem exame prático em veículos automáticos. Mudanças buscam modernizar o processo.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira (26), mudanças significativas no processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal alteração é a retirada do teste de baliza dos exames práticos. Além disso, passa a ser permitido realizar a avaliação em veículos com câmbio automático.
Segundo o órgão, as novas regras, que já estão em vigor, representam "avanços" implementados após a atualização do exame prático de direção veicular, ocorrida no final do ano passado.
Outros Estados, como Mato Grosso do Sul, também adotaram medidas semelhantes, incluindo o fim da baliza, o que pode resultar em um processo mais acessível e menos oneroso para quem deseja obter a habilitação.
Com a exclusão da baliza em São Paulo, o exame prático passa a focar na etapa de circulação. "O trajeto do exame prático permanece conforme o modelo atualmente praticado, contemplando, entre outros aspectos, as conversões à direita e à esquerda, o uso correto da seta, a realização do procedimento de parada em local permitido, bem como a condução segura e responsável nas demais condições normais de trânsito", informou o Detran em nota.
Outra novidade é que candidatos sem necessidade de adaptação veicular poderão realizar o exame em carros automáticos devidamente cadastrados. "A medida reconhece a crescente presença desse tipo de veículo na frota brasileira e amplia as possibilidades para os candidatos, respeitando os critérios técnicos já adotados nos exames", acrescentou o órgão.
De acordo com dados recentes da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), após a flexibilização das regras e a possibilidade de dispensar as autoescolas, o governo federal registrou mais de 2,5 milhões de solicitações para a primeira CNH. Quase 1 milhão de certificados de cursos teóricos foram emitidos, e o aplicativo CNH do Brasil, nova versão da Carteira Digital de Trânsito (CDT), já conta com mais de 40 milhões de usuários.
Apesar de comemoradas por parte da população, as mudanças dividem opiniões. O CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, afirmou ao Estadão que, embora acelerem o processo para obtenção da CNH, as novas regras não necessariamente trazem melhorias para a segurança no trânsito.