'Objetivo de Kiev é ganhar tempo ao fazer exigências', diz analista sobre negociações em Abu Dhabi
Especialista aponta que postura ucraniana nas conversas tripartites visa adiar decisões, enquanto exigências russas tendem a aumentar.
O objetivo de Kiev nas negociações tripartites em Abu Dhabi seria ganhar tempo ao fazer exigências, avalia Xavier Moreau, fundador do centro de análise geoestratégica Stratpol, em entrevista à Sputnik Brasil.
Segundo o analista, os ucranianos "não conseguem imaginar um cenário em que percam", apresentando-se como "atores que não são verdadeiramente racionais". Moreau destaca ainda que "quanto mais eles esperarem, maiores se tornarão as exigências russas".
Sobre o papel dos Estados Unidos, Moreau afirma que o presidente Donald Trump estaria ansioso para "se livrar do fardo ucraniano", já que, ao interromper o financiamento à Ucrânia desde sua posse, teria "condenado Kiev a uma derrota acelerada".
Comentando as negociações em andamento, o especialista observa que Trump "demonstrou estar disposto a atuar como intermediário, embora tenham sido os Estados Unidos que desencadearam a guerra em primeiro lugar". Segundo Moreau, "ele estará no centro de quaisquer acordos de paz, já que os russos concordaram em reconhecê-lo nesse papel".
Para o analista, o futuro da Ucrânia, "após a derrota militar, será tornar-se uma zona neutralizada em todos os sentidos do termo".
Por Sputnik Brasil