EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

Nevasca nos EUA causa 30 mortes e deixa meio milhão sem energia

Tempestade de inverno atinge 20 Estados americanos; temperaturas chegam a -30°C e serviços são interrompidos.

Publicado em 27/01/2026 às 07:15
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O número de mortos em consequência da intensa tempestade de inverno que assola os Estados Unidos subiu para 30, conforme atualização das autoridades na noite de segunda-feira, 26. O fenômeno, que já dura três dias, provocou temperaturas abaixo de zero e deixou mais de 500 mil pessoas sem fornecimento de energia elétrica. Além disso, voos e aulas foram cancelados em diversas regiões.

Pelo menos 20 Estados americanos, além da capital Washington, decretaram estado de emergência diante da gravidade da situação. A nevasca resulta de uma deformação do vórtice polar, uma massa de ar normalmente restrita ao Polo Norte, mas que, desta vez, se deslocou para o sul do continente.

Em áreas dos Estados de Minnesota e Wisconsin, o Serviço Nacional de Meteorologia registrou temperaturas extremas, chegando a -30,6ºC. O vento intenso intensifica ainda mais a sensação térmica, tornando o frio mais severo.

Entre as vítimas, um homem foi encontrado morto na neve com uma pá nas mãos em Nova Jersey. Em Nova York, outras oito pessoas também perderam a vida devido às condições extremas.