Bolsas europeias têm desempenhos distintos e Londres se destaca com setor financeiro
Acordo UE-Índia anima mercados, mas investidores seguem atentos à reunião do Fed e mudanças no comando do BC dos EUA.
São Paulo, 27/01/2026 – As bolsas europeias operam de forma mista nesta segunda-feira, impulsionadas pelo recente acordo de livre comércio entre a União Europeia e a Índia. Apesar do otimismo, os negócios permanecem cautelosos diante das expectativas para a reunião do Federal Reserve, especialmente com o mercado já precificando a manutenção da taxa básica de juros nos Estados Unidos. A atenção dos investidores se volta agora para possíveis sinalizações durante a transição de comando no Banco Central americano.
Por volta das 7h19 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 registrava alta de 0,24%, alcançando 611,06 pontos. A Bolsa de Londres avançava 0,43%, enquanto Paris subia 0,08% e Frankfurt recuava 0,06%. Em Milão, a valorização era de 0,34%, Lisboa apresentava leve alta de 0,06% e Madri subia 0,11%.
Segundo o Commerzbank, o acordo firmado é atualmente o mais relevante em negociação pela União Europeia. A expectativa é de que a ratificação pelas instituições europeias ocorra de forma mais ágil do que no caso do acordo com o Mercosul.
O setor financeiro liderava os ganhos em Londres, com destaque para o HSBC, que avançava 2,5%. Natwest e Prudential também registravam altas expressivas, de 2,09% e 1,93%, respectivamente. Por outro lado, Fresnillo caía 3,1%, Endeavour Mining recuava 1,0% e Antofagasta perdia 2,2%.
Em Frankfurt, a fabricante de artigos esportivos Puma disparava 9,3% após a chinesa Anta Sports anunciar a compra de participação na empresa por US$ 1,8 bilhão.
Na Bolsa de Paris, a EssilorLuxottica recuava 0,23%. A companhia e a Meta foram acusadas pela Solos Technology de violação de patentes relacionadas a tecnologias de óculos inteligentes, em processo aberto em tribunal federal de Massachusetts.
Entre as ações do setor de defesa, a CSG, que estreou na Bolsa de Amsterdã na semana passada, subia 0,9%. A Rheinmetall ganhava 0,45% em Frankfurt, enquanto a Leonardo permanecia estável em Milão.
O Santander registrava alta de 0,4%. De acordo com o jornal Expansion, o banco espanhol prepara a distribuição de € 40 bilhões em dividendos para o Dia do Investidor.
Com informações da Dow Jones Newswires.