Enamed: 163 dos 351 cursos de Medicina avaliados alcançam excelência acadêmica
Primeira edição do exame nacional revela que quase metade das graduações em Medicina atinge notas máximas no conceito Enade.
A primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) avaliou 351 cursos de Medicina em todo o País. Desses, 163 atingiram excelência acadêmica, conquistando notas 4 ou 5 no Conceito Enade — as maiores possíveis, já que a escala vai de 1 a 5. Notas 1 e 2 são consideradas não proficientes pelo Ministério da Educação (MEC). Os dados foram divulgados em 19 de janeiro.
Entre os cursos com melhor desempenho, 114 graduações receberam conceito 4, enquanto outros 49 cursos alcançaram o conceito 5, a nota máxima.
O Enamed foi criado pelo MEC para verificar se os estudantes concluintes dos cursos de Medicina adquiriram as competências e habilidades previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Após esta primeira edição, o exame passará a ser aplicado anualmente.
O foco do Enamed é a avaliação da qualidade do ensino. O exame estabelece uma nota de corte para identificar quem é considerado um "profissional minimamente competente". Segundo critérios do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a nota mínima para aprovação é de 60 pontos.