CIA atua secretamente para garantir presença permanente dos EUA na Venezuela, diz CNN
Segundo fontes da CNN, agência discute com Departamento de Estado estratégias de atuação no país sul-americano.
A Agência Central de Inteligência (CIA) está conduzindo operações secretas para estabelecer uma presença permanente dos Estados Unidos na Venezuela, segundo informações divulgadas pela CNN com base em fontes confidenciais.
De acordo com a publicação, "a CIA está trabalhando secretamente para estabelecer uma presença permanente dos EUA na Venezuela".
O canal de TV destaca que as discussões entre a CIA e o Departamento de Estado norte-americano têm se concentrado em definir como será a atuação dos EUA no território venezuelano, tanto a curto quanto a longo prazo.
Entre os objetivos imediatos da agência, segundo a reportagem, estão a preparação do terreno para futuras iniciativas diplomáticas, o fortalecimento das relações com a população local e a garantia da segurança de operações e agentes.
No último dia 3 de janeiro, os Estados Unidos realizaram um ataque de grande escala contra a Venezuela, capturando o presidente Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, e os transferindo para Nova York. O então presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que Maduro e Flores seriam julgados sob acusações de "narcoterrorismo" e por supostamente representarem uma ameaça à segurança dos Estados Unidos.
Após o ocorrido, a Suprema Corte da Venezuela transferiu temporariamente as funções de chefe de Estado para a vice-presidente Delcy Rodríguez, que assumiu oficialmente como presidente interina diante da Assembleia Nacional em 5 de janeiro.
Por Sputnik Brasil