PREVENÇÃO

Defesa Civil amplia mapeamento de áreas de risco para fortalecer plano municipal

Ação do Serviço Geológico do Brasil conta com apoio da Defesa Civil de Maceió

Publicado em 27/01/2026 às 11:20
Equipe da Defesa Civil realiza mapeamento em bairros de Maceió para o Plano Municipal de Redução de Riscos. Ascom Defesa Civil Municipal

A Defesa Civil de Maceió, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil, deu início a uma nova etapa do mapeamento de áreas de risco, ação fundamental para a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). O trabalho, iniciado em agosto de 2025, visa identificar e quantificar zonas vulneráveis na capital alagoana.

Esta fase começou na última segunda-feira (26) e segue até o dia 6 de fevereiro, abrangendo os bairros Farol, Bom Parto, Vergel do Lago e Trapiche da Barra. As equipes realizam o levantamento das áreas de risco, identificando demandas específicas de cada localidade, avaliando o grau de risco e propondo ações para mitigar ou eliminar as ameaças identificadas.

“Estamos avançando com o mapeamento e captando dados muito importantes para que sejam propostas ações que atendam às necessidades de cada localidade”, destaca Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió.

O plano tem prazo de 24 meses para conclusão.

O que é o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR)

O PMRR é um instrumento estratégico que permite diagnosticar riscos e propor medidas para diminuir impactos, como obras de infraestrutura e saneamento.

O desenvolvimento do plano segue orientações técnicas da Secretaria Nacional de Periferias (SNP), incluindo o Guia para Elaboração de Planos Municipais de Redução de Riscos: Apontamentos Técnicos para Inovações Metodológicas, elaborado pelo Departamento de Mitigação e Prevenção da SNP/MCid, do Ministério das Cidades.