TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Aneel abre consulta pública sobre sistemas de medição elétrica

Consulta busca aprimorar regulação de medidores inteligentes no contexto da transição energética no Brasil

Publicado em 27/01/2026 às 13:04
Aneel abre consulta pública sobre sistemas de medição elétrica Reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 27, a abertura de consulta pública para discutir possíveis mudanças nos sistemas de medição elétrica, essenciais para o faturamento e apuração de parâmetros de qualidade da energia.

O objetivo da reguladora é aprimorar esses mecanismos diante dos desafios e oportunidades impostos pela transição energética.

A consulta estará aberta de 29 de janeiro a 16 de março de 2026. Até o momento, não há uma proposta definida; a iniciativa visa colher contribuições para a análise de impacto regulatório de eventuais alterações.

O debate atual aponta para possíveis barreiras regulatórias à adoção de sistemas de medição inteligentes no Brasil, fundamentais para a modernização do setor.

Os chamados medidores inteligentes podem, em tese, mensurar de forma mais precisa a qualidade da energia elétrica e fornecer dados detalhados de consumo, superando as limitações dos medidores analógicos tradicionais.

Entre os avanços regulatórios em discussão estão a definição de funcionalidades mínimas para os medidores inteligentes e critérios para a elaboração de planos de implementação desses dispositivos.