Lula afirma a Macron que acordo Mercosul-UE beneficia ambos os blocos
Em conversa telefônica, presidentes destacam importância do multilateralismo e avançam em cooperação bilateral
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na manhã desta terça-feira (27), com o presidente da França, Emmanuel Macron. O diálogo, que teve duração aproximada de uma hora, abordou temas estratégicos para ambos os países e blocos econômicos.
De acordo com nota da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Lula afirmou a Macron que o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia é positivo para os dois blocos, pois defende o multilateralismo e o comércio baseado em regras.
Os presidentes também concordaram em acelerar as tratativas de negociações bilaterais entre Brasil e França, visando à assinatura de acordos ainda no primeiro semestre de 2026.
"O presidente Lula e o presidente Macron também deram seguimento ao diálogo frequente que mantêm sobre a cooperação bilateral, especialmente nos temas de defesa, ciência e tecnologia e energia. Nesse sentido, comprometeram-se a instruir suas equipes técnicas a finalizar as negociações em curso, com vistas à conclusão de acordos ainda no primeiro semestre de 2026", informou a Secom.
Lula e Macron discutiram ainda a criação do Conselho de Paz, liderado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e defenderam o fortalecimento da Organização das Nações Unidas (ONU).