TENSÃO NO ORIENTE MÉDIO

Israel afirma ter eliminado membros do Hezbollah após alegada violação de cessar-fogo

Exército israelense diz ter atingido alvos do grupo libanês no sul do Líbano e denuncia descumprimento de acordo

Publicado em 27/01/2026 às 16:38
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram nesta terça-feira, 27, que realizaram ataques a uma estrutura utilizada por membros do Hezbollah nas regiões de Tiro e Nabatieh, no sul do Líbano. Segundo comunicado do exército israelense, o local estava em processo de restauração após ter sido alvo de bombardeios anteriores de Israel.

“A atividade realizada pelos terroristas para restaurar o local constitui uma violação dos entendimentos de cessar-fogo entre Israel e o Líbano”, declarou a IDF em mensagem publicada na rede social X.

De acordo com as autoridades militares israelenses, o chefe de uma unidade de artilharia do Hezbollah, Ali Nour El-Din, foi morto durante a operação. Segundo Israel, ele teria comandado ataques contra o país e atuado na reestruturação da milícia libanesa.

Na noite de segunda-feira, o Líbano apresentou uma queixa formal à Organização das Nações Unidas (ONU) por meio da agência de notícias Al Jazeera, denunciando reiteradas violações israelenses ao cessar-fogo firmado em novembro de 2024. O documento solicita que o Conselho de Segurança pressione Israel a interromper os ataques e a retirar suas forças do território libanês.