TENSÃO NO ORIENTE MÉDIO

Trump faz alerta sobre possível retorno de al-Maliki ao comando do Iraque

Ex-presidente dos EUA critica indicação de Nouri al-Maliki e ameaça cortar apoio ao país caso ele retorne ao poder

Publicado em 27/01/2026 às 17:21
Donald Trump alerta sobre riscos do retorno de Nouri al-Maliki ao governo do Iraque. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou publicamente para o que considera um risco grave caso Nouri al-Maliki retorne ao cargo de primeiro-ministro do Iraque. Segundo Trump, a escolha por al-Maliki representaria uma "péssima escolha" para o futuro do país. O político iraquiano, afastado do poder em 2014 sob forte pressão de Washington, foi recentemente indicado como candidato pelo principal bloco xiita do parlamento iraquiano.

"Da última vez que Maliki esteve no poder, o país mergulhou na pobreza e no caos total. Isso não deve se repetir. Devido às suas políticas e ideologias insanas, se eleito, os Estados Unidos da América não ajudarão mais o Iraque e, se não estivermos lá para ajudar, o Iraque terá ZERO chance de sucesso, prosperidade ou liberdade", escreveu Trump em seu perfil na rede Truth Social.

Representantes do governo norte-americano reforçaram que, embora a decisão final sobre o comando do Iraque caiba ao próprio país, Washington tomará "decisões soberanas" em relação ao próximo governo, sempre alinhadas aos interesses dos Estados Unidos.

Por Sputnik Brasil