PRESSÃO INTERNACIONAL

Trump ameaça cortar ajuda ao Iraque caso Nouri al-Maliki retorne ao poder

Ex-presidente dos EUA condiciona apoio americano à escolha do próximo premiê iraquiano e critica influência iraniana em Bagdá

Publicado em 27/01/2026 às 17:32
O presidente Donald Trump AP/Evan Vucci

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira, 27, que o Iraque não contará com o apoio americano caso Nouri al-Maliki volte a ocupar o cargo de primeiro-ministro. A declaração foi feita em publicação na Truth Social, rede utilizada por Trump.

Segundo Trump, durante o mandato anterior de al-Maliki, o Iraque "decaiu para a pobreza e para o completo caos". "Escutei que o Grande País do Iraque pode fazer a má escolha de recolocar Nouri al-Maliki no cargo de primeiro-ministro", escreveu. "Isso não deveria acontecer de novo. Por conta de suas políticas e ideologias insanas, se al-Maliki for eleito, os EUA não irão ajudar o Iraque e, sem nós, o Iraque possui ZERO chances de sucesso, prosperidade ou liberdade. Torne o Iraque grande de novo!", concluiu.

As declarações de Trump aumentam a pressão sobre os principais líderes políticos iraquianos, em um contexto no qual o republicano busca limitar a influência do Irã em Bagdá.

No último domingo, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, também alertou o atual premiê do Iraque, Mohammed Shiaa Al-Sudani, sobre a crescente influência iraniana no governo iraquiano e os possíveis impactos disso nas relações bilaterais com os Estados Unidos.