Inmet alerta para formação de ciclone no Sudeste a partir de sexta-feira
Fenômeno pode provocar chuvas intensas em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais
A partir de sexta-feira (30), um ciclone deve se formar na região Sudeste do país, favorecendo a ocorrência de grandes volumes de chuva nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o Inmet, o ciclone deve se formar no litoral dos estados do Sudeste, provocando chuvas que podem superar 100 milímetros nas áreas da Serra da Mantiqueira. No litoral paulista, os volumes podem ultrapassar 60 milímetros.
Notícias relacionadas:
- São Paulo tem 13ª morte causada pela chuva.
- Temporal em São Paulo provoca alagamentos e quedas de árvores.
- Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor.
A atuação do ciclone também pode favorecer tempestades na capital paulista durante a sexta-feira, com possibilidade de queda de granizo em grande parte do estado e em municípios vizinhos de Minas Gerais, especialmente no Triângulo Mineiro.
No sábado (31), as áreas de chuva devem se concentrar entre o Triângulo Mineiro e o Rio de Janeiro, com acumulados que podem ultrapassar 100 milímetros em 24 horas. Também há previsão de tempestades localizadas entre o norte de Santa Catarina, o leste do Paraná e o sul de São Paulo.
A previsão indica que o ciclone deve continuar atuando até o início da próxima semana, favorecendo a formação de um canal de umidade entre o Espírito Santo e Mato Grosso.
Frente fria
A partir desta quinta-feira (29), a passagem de uma frente fria deve provocar chuvas intensas e tempestades isoladas no Paraná e em Santa Catarina. As áreas com maior risco, inclusive de queda de raios e granizo, incluem a região metropolitana de Curitiba, o norte catarinense, o Vale do Itajaí e a região serrana de Santa Catarina. Nessas regiões, o acumulado de chuva pode chegar a 100 milímetros em 24 horas.