POLÍTICA INTERNACIONAL

'Temos plano B caso tarifas sejam bloqueadas na Suprema Corte', afirma Trump

Presidente dos EUA diz que governo está preparado para decisão da Suprema Corte sobre tarifas e destaca impacto positivo na economia.

Publicado em 27/01/2026 às 19:01
O presidente Donald Trump AP Photo/Julia Demaree Nikhinson

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira, 27, que sua administração possui um "plano B" caso as tarifas previstas pela Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA, na sigla em inglês) sejam bloqueadas pela Suprema Corte americana.

Em entrevista à Fox News, antes de discursar sobre custo de vida (affordability) em Iowa, Trump declarou que seria "mais inconveniente" caso a Corte derrube as tarifas, mas garantiu que "dará um jeito".

Segundo o presidente, o país está arrecadando fortemente com as tarifas, que, segundo ele, "têm sido indispensáveis para o sucesso" dos Estados Unidos.

"Temos que usar tarifas para a paz mundial", afirmou Trump, ao justificar a necessidade dessas medidas em negociações geopolíticas. Ele ainda acrescentou: "Agricultores serão os maiores beneficiários".

Questionado sobre as eleições de meio de mandato — em que, historicamente, o partido no poder costuma perder espaço para a oposição —, o republicano disse não estar preocupado, mas avaliou que, provavelmente, opositores tentarão realizar um novo processo de impeachment contra ele neste mandato.

O presidente também comentou a situação em Minneapolis, alegando que as manifestações foram motivadas por ativistas pagos pelos democratas, sem apresentar provas. Em meio aos protestos contra agentes de imigração nos EUA, Trump negou a substituição da responsável por supervisionar a Agência de Imigração, Kristi Noem. "Confio em Noem", ressaltou.