CRISE AMBIENTAL

'A Amazônia Argentina': por que o mundo deve prestar atenção aos incêndios na Patagônia

Incêndios devastam mais de 12 mil hectares na região andina de Chubut e acendem alerta sobre impactos ambientais e geopolíticos na América Latina.

Por Sputinik Brasil Publicado em 27/01/2026 às 19:03
Incêndios na Patagônia devastam milhares de hectares e ameaçam biodiversidade e recursos naturais argentinos. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Enquanto o mundo enfrenta um dos verões mais quentes da história, a Patagônia argentina também sofre com incêndios devastadores. Recentemente, mais de 12 mil hectares foram destruídos apenas na região andina de Chubut, configurando a pior tragédia ambiental do país em duas décadas.

O pesquisador Juan Agulló destaca que o agravamento dos incêndios está relacionado à fragilidade do Estado argentino, que, segundo ele, "não cobra responsabilidades ambientais dos piromaníacos". Para Agulló, a preocupação com os incêndios vai além das questões climáticas e alcança impactos geopolíticos. "A Patagônia poderia ser, para que os ouvintes brasileiros compreendam bem, 'a Amazônia Argentina'", compara.

A internacionalista Astrid Cazalbon reforça a importância ambiental e geopolítica da região. "É uma região que, inclusive, é muito mais importante em termos ambientais do que a região amazônica. Pela produção, digamos, para a armazenagem mais ou menos do dobro do carbono por hectare em comparação com as florestas amazônicas", afirma.

Cazalbon alerta que o potencial ambiental e energético da Patagônia pode ser comprometido por incêndios florestais recorrentes, afetando recursos naturais e rotas de comércio essenciais para a América Latina.