ASTROFÍSICA

Astrônomos comprovam, pela primeira vez, ligação entre estrela em formação e supernova

Descoberta inédita revela relação direta entre estrela recém-nascida e restos de explosão estelar registrada há milhares de anos.

Por Sputnik Brasil Publicado em 28/01/2026 às 02:04
Imagem detalhada mostra estrela em formação associada aos restos da supernova Vela Junior. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Astrônomos comprovaram, pela primeira vez, a ligação direta entre uma estrela em formação e uma supernova. A supernova Vela Junior, também conhecida como RX J0852.0-4622, explodiu há alguns milhares de anos, deixando como resquício uma nebulosa brilhante. Até então, os cientistas não conseguiam determinar com precisão a distância e o impacto da explosão.

Esse cenário mudou com a descoberta da estrela ainda em formação Ve 7-27. Utilizando o multiespectrômetro MUSE, do Telescópio de Rastreio VLT do Observatório Europeu do Sul (ESO), astrônomos conseguiram capturar a primeira imagem detalhada de Ve 7-27. O estudo foi publicado na revista Astrophysical Journal Letters.

“Essa é a primeira prova que liga uma estrela recém-nascida aos restos de uma supernova”, destacou o doutor Samar Safi-Harb, astrofísico da Universidade de Manitoba, ao site Sci.News.