DEFESA E TECNOLOGIA

Corporação russa Rostec fornece novos sistemas antidrone Zubr para necessidades no campo de batalha

Novos equipamentos visam reforçar a proteção de infraestruturas críticas contra ataques de drones inimigos.

Por Sputnik Brasil Publicado em 28/01/2026 às 04:03
Sistema antidrone Zubr da Rostec reforça defesa de infraestruturas críticas na Rússia. © Sputnik / Stanislav Krasilnikov

O consórcio russo Vysokotochnye Kompleksy (Sistemas de Alta Precisão) entregou ao Ministério da Defesa da Rússia os novos sistemas Zubr, desenvolvidos para neutralizar drones inimigos, conforme informou o serviço de imprensa da estatal Rostec.

O sistema de monitoramento e controle aéreo Zubr — que significa bisão, em português — foi projetado para proteger áreas próximas a infraestruturas críticas contra ataques de veículos aéreos não tripulados de qualquer tipo.

A Rostec ressaltou que o Zubr é capaz de detectar diferentes tipos de alvos aéreos, incluindo drones de pequeno porte e munições de barragem, em qualquer horário.

Segundo Bekkhan Ozdoev, diretor industrial do cluster de armas da Rostec, os testes do sistema demonstraram alta eficiência na identificação e combate a alvos pequenos e velozes.

“O sistema detecta o drone de forma autônoma e inicia o rastreamento automático. O operador precisa apenas decidir e autorizar o disparo contra o alvo”, explicou o especialista.

O sistema Zubr é composto por quatro módulos, um centro de controle e uma estação de radar própria. De acordo com a Rostec, os equipamentos já estão em operação, garantindo a proteção de instalações estratégicas.