Contrato para construção do túnel Santos-Guarujá prevê entrega em 2031
Parceria Público-Privada entre governo paulista e grupo português Mota-Engil vai viabilizar obra histórica
O governo do Estado de São Paulo assinou, nesta quarta-feira (28), um contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com o grupo português Mota-Engil para a construção do Túnel Santos-Guarujá.
Com investimento estimado em R$ 7 bilhões, o contrato prevê a conclusão das obras até 2031 e a concessão da operação do túnel por 30 anos.
Atualmente, a ligação entre as cidades é feita por balsas e por uma rodovia, que totaliza cerca de 40 quilômetros de percurso.
Com a nova estrutura, o tempo de deslocamento, hoje entre 30 minutos (balsa) e uma hora (rodovia), será reduzido para aproximadamente 5 minutos.
De acordo com o governo paulista, a licença ambiental prévia já foi emitida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), atestando a viabilidade do projeto e autorizando o avanço para as próximas fases.
A avaliação ambiental considerou fatores como impactos sobre manguezais, fauna, flora, níveis de ruído e necessidade de desapropriações, além de estabelecer condicionantes específicas. A região é considerada crítica, com comunidades vulneráveis em parte do estuário e nos morros do entorno.