COMÉRCIO EXTERIOR

Alckmin discute com a China salvaguardas à carne bovina brasileira

Presidente interino manifesta preocupação com sobretaxa de 55% imposta às exportações que excedem cota anual

Publicado em 28/01/2026 às 14:10
Geraldo Alckmin discute medidas chinesas que impactam a exportação de carne bovina brasileira. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O presidente interino do Brasil, Geraldo Alckmin, conversou por telefone nesta quarta-feira (28) com o vice-presidente da República Popular da China, Han Zheng, para tratar das salvaguardas impostas pelos chineses à carne bovina brasileira.

Durante o diálogo, Alckmin expressou preocupação em relação às medidas adotadas pela China desde 1º de janeiro, que estabelecem salvaguardas às importações de carne bovina de alguns países, incluindo o Brasil. A regra prevê a aplicação de uma sobretaxa de 55% sobre as carnes exportadas que ultrapassarem a cota anual de 1,1 milhão de toneladas.

Essas salvaguardas, que têm duração prevista de três anos, são instrumentos de defesa comercial, geralmente utilizados para proteger setores específicos da economia nacional diante de aumentos expressivos nas importações.

Alckmin ocupa interinamente a Presidência da República devido à viagem do presidente Lula ao Panamá, onde participa do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram

Por Sputnik Brasil